Walker correu pela categoria Adventure Ultimate, enquanto que Sunderland foi pela Adventure Lite, ambas exclusivas para as Big Trails
No último sábado, 26 de julho, encerrou-se a 22º edição do Red Bull Romaniacs, a mais tradicional prova de hard enduro do mundo. O evento contou esse ano com 4 novas categorias, dentre elas, duas destinadas às Big Trails.
Não é a primeira vez que temos motos de grande porte correndo o Romaniacs. A primeira participação de Big Trail foi em 2017, quando Chris Birch enfrentou o alemão Gerhard Foster. Ambos se inscreveram na categoria Iron, Chris com uma KTM 1190 preparada para enfrentar o Hard Enduro Rally, e Foster, patrocinado pela Touratech, foi a bordo de um protótipo preparado pela marca, a BMW R nineT.
Birch não conseguiu concluir a prova após ter fraturado a mão em uma queda, já Gerhard obteve um expressivo 14º lugar.
Nos últimos anos tivemos muitas participações de Big Trails no Romaniacs. O nome de maior destaque é, certamente, Pol Tarrés, que vem chamando atenção com suas manobras a bordo da Yamaha Ténéré 700. No entanto, a Triumph resolveu arrumar uma dor de cabeça para o espanhol, colocando o seu mais novo piloto contratado, Jonny Walker, que também vem na mesma escola, tendo inclusive disputado várias provas de super enduro e hard enduro com Tarrés.
Jonny Walker, provou seu nível de pilotagem. Após terminar em segundo lugar no Prólogo, Jonny enfrentou um pequeno problema técnico no primeiro dia, o que lhe custou tempo e o fez cair para a quinta posição. Ele recuperou bem com três vitórias consecutivas nas etapas seguintes, subindo para a segunda colocação geral. Apesar da forte recuperação, Jonny terminou a prova a apenas três minutos e 43 segundos de Pol Tarrés.
“Realmente curti pilotar na categoria adventure no Romaniacs este ano. Tirando o pequeno problema no primeiro dia, onde perdi um pouco de tempo, não tive nenhum contratempo com a Tiger 900 Rally Pro. A moto lidou muito bem com tudo, consegui vencer nos três dias seguintes, então está claro que tínhamos ritmo para brigar pela vitória. Foi definitivamente um desafio pilotar uma moto grande nesse tipo de terreno, mas me diverti bastante e foi ótimo voltar a essa corrida fazendo algo totalmente diferente. Terminar em segundo lugar é um ótimo resultado, e acho que mostramos do que a moto é capaz.” avalia Walker.

Já para Sam Sunderland, o Romaniacs marcou sua estreia pela Triumph e seu aguardado retorno às corridas. Competindo na categoria Adventure Lite, o bicampeão do Rally Dakar mostrou para que veio, vencendo o Prólogo e dominando os quatro dias de prova. Com resultados perfeitos em todas as etapas, Sunderland conquistou a vitória geral da categoria com uma vantagem de quatro horas e 19 minutos.
“Romaniacs 2025 completo! Estou muito feliz por vencer a classe Adventure Lite com uma margem confortável – até consegui aproveitar a paisagem hoje! A moto foi incrível durante toda a semana, mesmo nos trechos mais difíceis, com subidas íngremes e tudo mais. Levar a Tiger praticamente direto da loja, com pouquíssimo tempo de testes, e colocá-la no topo do pódio é sensacional. No geral, curti muito a prova e estou super feliz por ter mostrado do que essas adventure são capazes.” finaliza Sunderland.
Ian Kimber – Diretor Global de Programas de Corrida da marca ainda pontua a importância dos resultados de ambos os pilotos:
“O Red Bull Romaniacs é conhecido por ser uma das provas mais difíceis do calendário de hard enduro. Para Jonny e Sam pegarem motos praticamente como saem da concessionária, com apenas algumas peças específicas para corrida e quase nenhuma preparação, e terminarem nas posições que terminaram, é incrível. Nas novas categorias adventure, conseguimos mostrar do que a Tiger 900 é capaz e que ela é, de fato, uma verdadeira moto de aventura. Embora a vantagem do Sam possa dar a impressão de que ele estava na categoria errada, isso permitiu que ele acumulasse experiência com uma das nossas Tigers em um terreno exigente, como preparação para sua volta ao mundo, tudo isso sem colocar sua integridade física em grande risco. O Jonny mostrou o piloto de classe mundial que é, saltando da sua moto de enduro direto para a Tiger e quase vencendo a categoria. Tenho certeza de que, se não fosse pelo problema com uma das peças adicionais no primeiro dia, ele estaria no topo do pódio.” conclui Kimber.
O BITES Sportbay é supervisionado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e conta com o patrocínio de Sportbay, Mitas e Triumph Brasil, marcas que acreditam e investem no crescimento do motociclismo de aventura no Brasil.







